O primeiro conselho que eu te dou é: não tente conhecer tudo de uma vez. Vai ser uma canseira e você não vai conseguir se aprofundar em nada. Pense em que tipo de diversão te fará mais feliz a cada jornada, estude um pouco as opções e monte um roteiro sob medida. Vai ficar aquele gostinho de quero mais, mas para quê desculpa melhor do que ter que voltar à Califórnia para conhecer o que faltou?
Para nossa viagem de estreia ao estado californiano, escolhemos o "combo" São Francisco - California 1 - Los Angeles, quatro dias em cada trecho, nessa ordem. Nosso voo nos levou direto de São Paulo para Los Angeles. São 12 horas de voo, que com as 4 horas a menos de fuso deixam você meio zonzo de cara, mas seguindo conselhos garimpados em outros blogs de viagem, a descida da costa é mais bonita e prática no sentido São Francisco - LA: você vai curtindo o visual deslumbrante sempre ao lado do mar e não vai precisar ficar atravessando a estrada para tirar fotos.
Conclusão: mesmo com o cansaço, encaramos logo a emendada com um voo doméstico, e lá fomos nós para São Francisco, para a qual reservamos 4 dias (na verdade, 3 dias e meio, contando com a tarde da chegada). A cidade tem muita coisa para conhecer, é encantadora e em algum momento você vai querer ficar por lá... Portanto, 4 dias pode parecer pouco. Se tiver uma semana, encare fácil, mas se o tempo for mais curto, faça uma seleção cuidadosa do que você quer muito fazer, prepare as pernas para andar muito e acho que nesse tempo você dá conta - a gente deu... Menos que isso, não aconselho, vai ficar um gostinho de quero mais... Um detalhe importante: esqueça carro em São Francisco. O estacionamento é caro e o transporte público é muito fácil de usar. Vá de cable car, de metrô, de ônibus, de bicicleta, de barco, a pé. É uma cidade pulsante, para se viver intensamente. Mais detalhes sobre nossos dias em São Francisco, você confere nesse outro post aqui (inserir link).
Cumprida a primeira etapa, fizemos como manda a música - deixamos nossos corações (apertados) em São Francisco, entramos em nosso Camaro conversível (hahahaha) e pegamos a estrada. A California 1 nos esperava. Aqui, escolher também não será fácil. O queixo vai cair a cada curva. A rota que liga São Francisco a Los Angeles tem 730 km de paisagens inesquecíveis, com uma natureza incrivelmente preservada e um monte de lugarejos cheios de charme. Ao longo da estrada, você vai encontrar muitos mirantes e pontos de parada para fotos e momentos de deleite. Permita-se parar algumas, porque não dizer muitas vezes, e contemplar o visual sem pressa. Cada lugar tem seus encantos, alguns são escondidinhos, você vai ter que ficar ligado no GPS do celular (companheiro indispensável para esse passeio) para não perder as entradas, estacionar o carro e andar um pouco. Escolha também com carinho as cidades onde irá pernoitar. Até dá para ir de São Francisco para LA em um único dia, mas porque você faria isso? O melhor da viagem é curtir devagarzinho cada centímetro dessa que é uma das estradas mais cênicas do mundo. Nós fizemos essa etapa em 4 dias, com 3 pernoites, cada uma em uma cidade diferente. Achei de bom tamanho. No post sobre a California 1 (clique aqui), listei nossas paradas e indiquei as que considero imperdíveis.
Antes de chegar a Los Angeles, nosso último destino do roteiro californiano, resolvemos conhecer o Santa Ynez Valley. Não tão famosa quanto sua irmã Napa, a região abriga dezenas de vinícolas que produzem bons vinhos californianos. Você pode optar por se hospedar em Solvang, Los Olivos ou Santa Ynez e fazer um tour por 3 ou 4 propriedades para conhecer o processo produtivo e degustar boas garrafas. Também tem a opção de ficar em Santa Barbara, que fica a apenas 40 minutos de distância, e contratar o passeio com uma operadora de lá. Nós ficamos em Solvang, famosa pela arquitetura dinamarquesa de suas casas. Porém, o calor do verão não contribuiu para o nosso programa. Teríamos aproveitado muito mais se o dia estivesse friozinho para curtir as (muitas) degustações de vinho. Também achamos que as melhores garrafas devem mesmo estar em Napa Valley, então se você curte muito vinhos e sua ideia é se aprofundar na cultura vinícola da Califórnia, não aconselhamos trocar Napa por Santa Ynez. Mais detalhes no meu post sobre o passeio por Solvang (link para o post).
Fechamos nosso roteiro com 4 dias (na verdade 3,5) em Los Angeles. Diferente de São Francisco, é impossível conhecer LA sem carro. A cidade é grande, com avenidas largas, tudo muito distante e o transporte público não é dos melhores. Então meu conselho é: alugue o carro no último dia de SF, percorra a California 1 e deixe para devolver no aeroporto de LA no último dia. Com relação ao tempo, acho que subestimei a cidade e no final, achamos 3,5 dias pouco. São muitas atrações turísticas, passeios, museus, restaurantes, praias, parques, compras. Apesar disso, era final de viagem e já um pouco cansados, resolvemos dar uma desacelarada no ritmo. O resultado é que fomos embora com a sensação de que faltou bastante para conhecer. Eu teria ficado mais um dia. No último post da viagem pela Califórnia, divido minha sugestão do que fazer tendo 3 ou 4 dias para conhecer a cidade hollywoodiana (inserir link).
Para entender melhor nosso roteiro, confira as paradas no mapinha abaixo:
Quer saber mais? Então clique nos links abaixo e vem comigo!
São Francisco
Califórnia 1
Solvang
Los Angeles
Nenhum comentário:
Postar um comentário