Hallsttat

Bem vindo! Welcome! Bien Venido! Ça va bien!

Mapa na mão, mochila nas costas, máquinas a postos! Viajar é um dos bons prazeres da vida. Descobrir lugares, gente, culturas. Pode ser um feriado no Capão, um final de semana em PF ou aquelas férias tão sonhadas para a Europa. O que vale é deixar para trás a rotina e por alguns dias mergulhar em experiências que guardaremos para sempre.

Eu simplesmente AMO VIAJAR! Meus amigos pegam no meu pé porque sou daquelas que planejo cada detalhe, que pesquiso, estudo roteiros, e começo a viajar muito antes da data de partida. E como não podia deixar de ser, registro todos os momentos para lembrar e relembrar com os companheiros de estrada e também para compartilhar com aqueles que não estavam lá.

E foi por isso que eu resolvi criar esse blog. Para reviver bons momentos, deixar o pensamento viajar cada vez que passar por aqui e quem sabe me inspirar para as próximas aventuras.

Bon voyage!

sábado, 4 de julho de 2009

Mi Buenos Aires Querido!

No final do semestre, decidimos dar uma parada em tudo e embarcar para uma semana na charmosa e velha conhecida Buenos Aires. Na estrada: eu, Zeca, Peg e Vany. Passear, tomar muito vinho, comer parrilla, pegar um friosinho, dar risada - a proposta era bem despretenciosa! E lá fomos nós.

4a feira - 17 de junho de 2009

Hola, chicos! Estamos em Buenos Aires para merecidas férias. Chegamos no início da noite e sem perda de tempo, resolvemos sair para conferir la noche de Buenos. Por indicação de um blog, fomos parar na Calle Baéz, uma ruazinha em Las Cañitas, perto de Palermo, cheia de bares e restós charmosos. A escolha da noite foi Eh! Santino, uma simpática cantina com ares porteños, bem local. Para brindar o iníco da nossa jornada, um Salenten Malbec acompanhou la cena, que por sinal abriu com chave de ouro a temporada gastronômica que nos esperava.

Eh! Santino: 194 Calle Báez, Las Cañitas

5a feira - 18 de junho de 2009

Na manhã seguinte, nosso desvabramento de Buenos Aires começou pelo Jardin Japonés. É lindo, com suas pontes, lagos e árvores orientais, vale a pena a visita. Fica perto do Parque de Palermo. Ponto alto para el "Balcon Mirador", de onde se tem uma vista panorâmica do jardim.

Tentamos ir ao Jardim de Palermo, mas deu preguiça de encontrar o lugarzinho bucólico que Zeca queria rever, então pegamos um táxi e seguimos para Palermo Soho (antigo Palermo Viejo). Essa seria a primeira das várias visitas que faríamos a essa que é uma das regiões mais charmosas da cidade. Lojas de design, bares e restaurantes da moda, é um bairro bem descolado.

Para repor as energias, parada no Sullivan's, um dos muitos pubs irlandeses que existem em Buenos.

Sullivan's: 1702 Av. Jorge Luis Borges, Palermo Soho

Algumas cervezitas y tapas después, partimos para nossa primeira aventura gastronômica na Cabaña Las Lilas, em Puerto Madero. Bife de chorizo acompanhado por um excelente Sur de Los Andes e uma inesquecível batata gratinada. O café com touille e limoncello é um capítulo a parte. A bela vista do Prata em um final de tarde de tirar o fôlego inspirou a degustação do primeiro charuto em solo argentino.

Para fazer a digestão, um passeio para curtir o friozinho do fim da tarde de Puerto Madero.

Nessa segunda noite, a pedida foi um passeio despretencioso pela Recoleta em busca de um canto simpático para sentar, tomar um trago e charlar. Mas ficamos um pouco decepcionados com a região que não guarda mais o charme de outros tempos. O bairro está em obra, muitos lugares fecharam, inclusive o famoso Café de la Paix. Acabamos por escolher uma simpática pizzaria, a Romario, e para nossa grata surpresa fomos presenteados com um show de um músico de rua (Diego era seu nome) que chegou com um banquinho e um violoncelo e atacou simplesmente de Bach. Momento mágico para coroar um dia perfeito! Voltamos para o hotel para esperar as chicas que chegavam naquela noite.

Romario: 2007 Calle Arenales, Recoleta

6a feira - 19 de junho de 2009

As chicas chegaram esta madrugada. Pela manhã, partimos para um city tour básico, pois era a primeira vez de Vany em Buenos Aires. O sol brilhante da manhã fria estava convidativo para uma caminhada - Obelisco (o postão, segundo Vany), Teatro Colón (fechado há 3 anos para reforma), um prédio que achamos lindo mas não conseguimos descobrir do que se tratava, a Casa Rosada (um mico) e a primeira tentativa de achar o Café Tortoni (que três dias e alguns kilômetros percorridos depois descobrimos que ficava na Avenida de Maio e não na 25 de Maio como achei que era).

Acabamos descendo para Puerto Madero, onde tomamos muchos "tchopês" mirando El Plata. Que delícia é ficar de bobeira, olhando o canal e as pessoas que passeiam despreocupadas. Fomos curar a molezinha tomando um helado de dulce de leche na Fredo do Pátio Bullrich. Pára tudo: pode ser cliché, mas o sorvete da Fredo é simplesmente imperdível!!!

É no Patio Bullrich que fica a Valenti, uma delicatessen que oferece uma ótima variedade de queijos, pastas e outros petiscos - paraíso para os gourmets de plantão.

Valenti: 740 Av. Del Libertador, Patio Bullrich Shopping Center, 2o piso

O fim de tarde foi na Recoleta, onde procuramos em vão pelo túmulo de Evita. Vany adorou o mórbido passeio pelo cemitério (??), mas eu gostei mesmo foi dos gatos que rondavam insolentes pelas alamedas e túmulos.

Zeca "passou" dessa programação e resolveu nos esperar no Café La Biela, fumando charuto e tomando conhaque para espantar o frio. Peg resolveu "fazer farmácia" - é um dos seus passatempos preferidos em viagens explorar cremes e tranqueiras locais. Na volta para o hotel, paramos para um traguito em um charmoso e discreto Irish Pub chamado Chabrés. Adoramos as placas com frases mais que espirituosas na parede. Ah, e o chop gelado, claro!

Chabrés Bar de Tragos: 530 Calle Maipú, Centro

A noite, repetimos a programação da Calle Baéz, em Las Cañitas. A pedida foi a pizzaria Morelia - a pizza é deliciosa, assada na grelha, mas o lugar é um pouco barulhento, e a calefação muito forte - fazia um calor desconfortável (ou talvez tenha sido o vinho...). Depois da pizza, atravessamos a rua e fomos curtir o ar fresco da noite tomando mais "alguns tchopês" em uma mesinha na calçada do Van Koning - mais um pub irlandês da cidade.

"Festa estranha com gente esquisita, eu não tô legal, não aguento mais birita...".
Vamos é dormir!

Pizzaria Morelia: 260 Calle Baéz, Las Cañitas
Van Koning: 325 Calle Baés, Las Cañitas

Sábado - 20 de junho de 2009

Acordamos com fome e fizemos mais uma tentativa de ir ao Tortoni. Mais ainda não era dessa vez. O café rolou na livraria El Ateneo. Aliás, programa IMPERDÍVEL. Construída em um antigo teatro, a livraria é simplesmente linda. Os balcões do teatro hoje abrigam livros e discos em uma proposta cultural inovadora. Zeca comprou um lindo livro espanhol de tapas, que promete inspirar bons momentos entre amigos.

El Ateneo: 1860 Av Santa Fe

Palermo foi a parada seguinte, onde tomamos cervejinhas na Plaza Serrano para abrir o apetite para a Parrilla do La Cabrera. Ponto alto: o vinho Don Nicanor indicado pelo mal humorado e apressadinho garçon Miguel, que a cada 5 minutos nos perguntava se já tínhamos escolhido o pedido. A gente tava com uma pressa.... Bom, o espumante servido de cortesia na mesinha da calçada enquanto esperavamos pelo lugar no restaurante compensou qualquer possível má impressão sobre a hospitalidade do lugar. A comida era boa, mas ainda ficamos com a carne do Las Lilas.

La Cabrera: 5099 José Antonio Cabrera, Palermo Soho

Dica: na mesma rua tem dois estabelecimentos do La Cabrera. O mais famoso (e cheio) é esse da esquina. O outro um pouco mais abaixo, é menorzinho, mas foi mais fácil achar lugar.

Foi no La Cabrera que aconteceu um dos epitósios pitorescos da viagem. Estavamos entre uma copa e outra de vinho quando Peg resolveu ir ao banheiro. Mais de 15 minutos se passaram e começamos a achar estranha a demora. Qual não foi nossa surpresa ao aparecer uma chica na mesa para anunciar que nuestra amiga tinha ficado presa no banheiro. A fechadura emperrou e ninguém ouviu ela batendo e gritando por ajuda. Até que alguém de uma mesa próxima ao banheiro ouviu e chamou um funcionário do restaurante. Tiveram que arrancar a porta e ainda teve palmas na saída. UM MICO!

Depois da farra gastronômica, voltamos em El Ateneo para pegar o livro de Zeca, mas as meninas voltaram direto para La Florida. Afinal, estavam a 48h sem comprar, portanto nervosas e mal humoradas. Nós acabamos voltando a pé para o hotel, fazendo uma longa e gostosa caminhada pela Av. Santa Fé, curtindo o friozinho do fim de tarde.

A noite de foi de teatro. Fomos assistir o Fantasma da Ópera, lindo em espanhol. Adoramos!!! Nada deixa a desejar à versão americana, e o preço do ingresso é muito convidativo. A peça está em cartaz no Teatro Ópera.

Teatro Ópera: 860 Av Corrientes, Centro
Depois da ópera, a proposta era uma esticada milonguera. Depois de muito pesquisar, tinhamos optado por ir a la Viruta, indicada por guias e blogs. Porém, ao chegar ao lugar, decepção total! Parecia baile da terceira idade da Carlos Gomes. "Ticamos" rapidamente e saímos em busca de um outro lugar com gente com menos de 70... Alguns metros depois, na mesma rua, descobrimos o Antares Pub, um bar de cervejas artesanais em Palermo Soho.

Parede do banheiro feita com bolachas de cerveja.

Antares: 1447 Calle Armenia, Palermo Soho

Baladinha de Sábado bem ao estilo da turma porteña. Ufa! Fim de mais um dia!

Domingo, 21 de junho de 2009

Hoje é dos Dia dos Pais na Argentina. Compramos regalitos para o papai do grupo. E aleluia! Golaço! Achamos o Tortoni a 10 minutos de caminhada do hotel - Zeca jura que foi ele quem achou. Vai dizer que não... rssss.

Vany e Peg adoraram a decoração do lugar.

O submarino (leite fervendo acompanhado de um chocolate em forma de submarino que você literalmente afunda no leite) que eu tanto sonhava deixou um pouco a desejar, mas as tostadas compensaram a busca.

Missão cumprida no Tortoni, era dia de feirinha em San Telmo. A manhã estava linda e fria. Na feirinha de antiguidade que toma conta do lugar aos domingos, você encontra de tudo: arte, cachecóis, chapéus engraçadíssimos, frascos de antigas boticas, músicos tocando no meio da rua, cafés para relaxar ao sol.

Tem uma loja imperdível que fica no fundo da praça. Zeca se apaixonou pelas motos da década de 80 - uma BMW e uma Ducatti. Eu amei os frascos gigantes de perfume.

La Boca era o destino seguinte. Passeamos no Caminito e tomamos a primeira cervejinha do dia ao sol.

Depois de La Boca, decidimos ir almoçar em Puerto Madero. Por recomendação, a idéia era conhecer o "Siga La Vaca", mas estava cheio, uma fila imensa, barulho... A gente tava a fim de um esquema mais relaxado, então resolvemos voltar a varanda do Las Lilas. Mais um lânguido almoço regado a um estupendo Salenten Merlot. Dessa vez, ganhamos um postre divino de cortesia, e mais limoncello...

As meninas estavam bem cansadas, e nessa noite não quiseram sair. Eu e Zeca resolvemos dar um pulo mais uma vez em Palermo, mas era domingo, e estava tudo meio vazio. Acabamos encontrando um bar na Plaza Serrano onde estava rolando um blues. Era um lugar bem local, com músicos que se alternavam no pequeno palco. Uma chica cantou um sambinha meia boca, mas o espumante estava ótimo, a música deu o clima legal no ambiente, e tivemos mais uma noite porteña bem divertida.

Segunda, 22 de junho de 2009

Último dia em Buenos Aires... Dedicado a........ COMPRAS!!!! Deixamos o chico solito e partimos as chicas para um programa luluzinha. Florida, Fallabela, Galeria Pacífico, regalitos, e lá se vão os últimos pesos.

Muitas sacolinhas depois, eu e Zeca nos encontramos para almoçar. O local escolhido não podia ser melhor. Descobrimos um restaurante chamado Miranda, em Palermo Hollywood, frequentado por publis, cines e outros descolados. Bebida e comida impecáveis! Mais um Don Nicanor e um queso de cabra empanado inesquecível!

Miranda: 5602 Calle Costa Rica, Palermo Hollywood

Para finalizar, café, licor e charuto no Motta. Uau! Tarde quase parisiense!

Fechamos o dia com as últimas comprinhas no Pacífico e tomamos coragem de encarar as malas. Tudo pronto, partimos para uma despedida light no Speel, em Puerto Madero, onde a pizza deixou a desejar. Não se pode acertar sempre!

Enfim, fim de festa, com brilho nos olhos das boas lembranças que levamos e um gostinho de quero mais, que sabe em breve. Hasta la vista!

Comentários de um chico viajero entre trés mujeres:

"Relatos detalhados não são o meu forte. O que dizer de viajar? Esta resposta me veio olhando o por do sol maravilhoso de volta para Salvador. Podemos acreditar sempre que por trás de qualquer horizonte existe sempre um lugar...Besos, Zeca."