Hallsttat

Hallsttat

Bem vindo! Welcome! Bien Venido! Ça va bien!

Mapa na mão, mochila nas costas, máquinas a postos! Viajar é um dos bons prazeres da vida. Descobrir lugares, gente, culturas. Pode ser um feriado no Capão, um final de semana em PF ou aquelas férias tão sonhadas para a Europa. O que vale é deixar para trás a rotina e por alguns dias mergulhar em experiências que guardaremos para sempre.

Eu simplesmente AMO VIAJAR! Meus amigos pegam no meu pé porque sou daquelas que planejo cada detalhe, que pesquiso, estudo roteiros, e começo a viajar muito antes da data de partida. E como não podia deixar de ser, registro todos os momentos para lembrar e relembrar com os companheiros de estrada e também para compartilhar com aqueles que não estavam lá.

E foi por isso que eu resolvi criar esse blog. Para reviver bons momentos, deixar o pensamento viajar cada vez que passar por aqui e quem sabe me inspirar para as próximas aventuras.

Bon voyage!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Áustria, um país do outro mundo

No trem de volta para Viena, no final da nossa visita à Áustria, me peguei pensando sobre a escolha desse país para nossa viagem. Quando eu era apenas uma adolescente e comecei a estudar piano, fui apresentada ao universo dos grandes compositores como Bach, Mozart, Chopin e Beethoven. Naquela época, sonhava um dia sentir de perto a atmosfera de paisagens, castelos e cortes e suas muitas histórias que inspiraram esses mestres da música, assim como pintores e escultores que deixaram um grande legado artístico para a humanidade.

Quando me tornei adulta e comecei a investir boa parte do que conseguia juntar para viajar pelo mundo, por um motivo ou outro a oportunidade de conhecer essa parte da Europa não pintou logo. Ao começar a planejar essa viagem, meu marido e eu, a primeira ideia era um tour gastronômico pela Provance, já que ele é chef de cozinha e sonhava conhecer essa região da França, com uma semaninha em Paris para arrematar. Por motivos profissionais, as férias que seriam em setembro acabaram sendo adiadas para o final de outubro, quando o tempo já não estaria tão bom para esse programa de campo. Foi ele quem sugeriu a Áustria como alternativa, e eu não hesitei nem um minuto em concordar, mantendo Paris, bien sur, que é irresistível em qualquer época do ano.

Pois a Áustria não só fez jus à nossa escolha, como conquistou nossos corações para sempre. Um país que viveu décadas de uma riqueza inimaginável, onde nobres viviam cercados de ouro, mármores, cristais da Boêmia, espelhos venezianos, luxo, luxo e mais luxo. E arte. E música. E bailes memoráveis. Como esse povo amou e promoveu a cultura e seus talentos ao longo de sua história! Também, como não se inspirar diante de tanta beleza natural? Montanhas, rios, paisagens que nos levam o tempo todo para dentro de um quadro renascentista. A Áustria de hoje me parece reflexo dessa herança passada entre gerações. Um povo que teve seus dias difíceis, de guerra, perdas, patrimônios históricos dilacerados por bombas, mas que soube se reerguer e reconstruir suas raízes, seguindo o caminho de grande país que é e sempre foi.

Hoje, as histórias passadas convivem em harmonia com modernidade, funcionalidade e precisão, mas sem o stress a que acabamos nos acostumando no dia a dia. Tudo funciona como um relógio, sem sobressaltos, com tranquilidade, respeito e educação. E que hospitaleiros e simpáticos são os austríacos. Ficamos encantados com a gentileza e o carinho com os quais fomos tratados em praticamente todos os lugares pelos quais passamos. Conhecemos figuras queridas nos hotéis, restaurantes e cafés que nos ajudaram a construir esse sentimento de que vale muito, mas muito a pena conhecer a Áustria. Amamos, recomendamos fortemente (não vimos muitos brasileiros por lá) e voltaremos quem sabe um dia. Au bi der zen!

Confira como foi nossa aventura pela Áustria e nossas dicas caso você se anime a visitar esse país encantador:

Viena, tradição e modernidade em perfeita harmonia

Salzkammergut, a impressionante beleza da região dos lagos

Salzburgo, a terra de Mozart



Nenhum comentário:

Postar um comentário